quinta-feira, 29 de abril de 2010

Palmada educa?



Quem nunca se deparou com uma criança chorando no supermercado? Deitada no chão batendo as pernas e gritando? E ai a mãe vai, tenta acalmá-la e só piora a situação: a criança grita mais ainda. Cansada, a mãe apela para uma palmada no bumbum e fim de manha! Todos olham aliviados e aprovam a atitude da mãe.

A famosa palmadinha é sempre motivo de muito debate e diferentes opiniões. Psicólogos afirmam que não é preciso usar desse artifício para educar uma criança, enquanto alguns pais acreditam que essa é a melhor maneira de impor limites. Diante disso, o Laboratório de Estudos da Criança (Lacri), da USP, lançaram a campanha “A palmada deseduca” com intuito de mostrar a sociedade que há formas melhores de se educar uma criança, sem que se utilize a violência.

Segundo os psicólogos, a palmada, além de dor, traz seqüelas como dificuldade de se relacionar e baixa auto-estima, além do fato de não educar, sendo que a melhor maneira de se educar é através de exemplos, mostrando que o diálogo é a melhor maneira de se chegar a um acordo. Ao bater numa criança, os pais mostram a ela que o uso da força física é uma maneira legitima de se conseguir rapidamente o que se deseja, assim acaba despertando um sentimento de agressividade inerente ao ser humano, dando margem a atos violentos.

Por isso, antes de dar uma palmada no seu filhote, converse, explique a situação com calma para a criança, mostrando-a que ela está errada e a melhor maneira de agir. Lembrando-se, sempre, que gritos também não ajudam em nada.

Baby & Co – O Blog do Bebê mais antenado do Brasil!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Rachaduras nos seios



O risco de fissuras nos bicos dos seios são um tanto quanto freqüente, mas de fácil prevenção. Não existe um método milagroso, mas é sempre bom estar atenta e fazer o que for possível para evitá-las, como por exemplo, passar um pouquinho do leite nos bicos após o aleitamento, pois ele possui efeito bactericida e hidratante. E também, evite lavar o bico antes ou depois das mamadas, troque sempre de sutiã quando o mesmo estiver molhado e não passe muitos produtos na região. Mas, se mesmo assim o problema aparecer, uma alternativas são os bicos de silicone!

Além disso, os bebês podem ajudar nesse processo de prevenção. Mas como? Fazendo a pega corretamente. Se ele abocanhar apenas o bico, tire-o do peito e o recoloque, até que ele pegue boa parte da auréola. A boquinha deve estar bem aberta, com o lábio inferior voltado para fora e o queixo encostado na sua pele. Monitore, também, a sucção... covinhas e barulhos não são bons sinais.

Baby and Co – O Blog do Bebê mais antenado do Brasil.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Enjôo: um mal que assombra a maioria das gestantes!



Cerca de 60% das mulheres costumam sentir desconfortos no começo da gestação, tais como enjôos fortes! Os enjôos estão ligados ao hormônio HCG, que ajuda os ovários a produzir progesterona e estrógeno durante o primeiro trimestre.

O mal-estar geralmente aparece entre o segundo e terceiro mês, com mais intensidade pela manhã, causada pelo tempo que a mulher fica sem comer durante a noite. Sendo assim, é recomendado que assim que acordar, a mulher tome seu café da manhã antes mesmo de escovar os dentes, já que a água fria pode aumentar o enjôo.

Outra dica é alimentar-se várias vezes ao dia em poucas quantidades, mas evite alimentos pesados, procure frutas e alimentos saudáveis! Além disso, nunca coma comidas muito quentes ou muito geladas.

Algumas frutas indicadas são: abacaxi, kiwi, laranja, limão e água-de-coco. E evite banana, manga, abacate, graviola e pêssego!

Baby and Co – O Blog do Bebê mais antenado do Brasil.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Se sujar faz bem!



A maioria das mães de primeira viagem ficam enlouquecidas quando a criança tira o sapato, come pedra, pega areia na mão... e quando ficam sujas então, vixe, é motivo para desespero. Mas calma, reações assim são até compreensíveis, pois a mãe de primeira viagem geralmente é mais cautelosa, insegura... o que vai passando com o tempo. Preocupação é sempre bom, mas em excesso pode se tornar perigoso para o futuro desse pequeno!

Além das sujeiras físicas, existem aquelas bem pequenininhas: as bactérias! Algumas mães são neuróticas, dão banho a cada 5 minutos em seus filhos, higienizam tudo... mas mal sabem elas que existe uma bactéria que vive constantemente em nossa pele que pode impedir que a inflamação após um ferimento seja muito grande! É isso mesmo, pode parecer loucura, mas foi o que os pesquisadores da School of Medicine da University of California descobriu.

Muito bem, higiene é essencial, mas em excesso pode se tornar prejudicial, uma vez que produtos de limpeza eliminam bactérias como essa. Ou seja, o excesso de limpeza pode acabar com esses organismos na pele das crianças, podendo fazer que um simples ferimento inflame mais do que se essas bactérias tivessem atuado. Não que um banho faça mal, mas muitos banhos em um mesmo dia pode ser desaconselhável, principalmente com o uso da esponja!

Esse estudo embasa a "hipótese da higiene" que relata a importância do contato com germes na primeira infância para que as crianças fortaleçam seu corpo contra alergias.


Por isso, papais e mamães (principalmente os de primeira viagem) não fiquem tão preocupados quando a criança engatinha no chão que não está tão bem limpinho ou quando, sem querer, a criança coloca a mão suja de areia na boca na hora que está brincando na praia, como diz minha mãe, "são anticorpos"! Rs!

Baby & Co. - o Blog do Bebê mais antenado do Brasil!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Chupeta: prós e contras



Muito se discute sobre dar ou não dar a chupeta para o bebê. Minha mãe sempre diz que é desnecessário, minha tia já acha que é melhor, a vizinha acha aquilo, a vó isso... são tantas opiniões diferentes que acabamos em dúvida, mas, afinal, até que ponto a chupeta é aceitável?

A chupeta deixa de ser aceitável quando utilizada por períodos muito prolongados, pois pode provocar alterações no crescimento dos dentes da criança, como inclinação dos dentes, mordida aberta e dificuldade para fechar os lábios. Entretanto, atualmente existem chupetas que minimizam essas consequências, como por exemplo as chupetas ortodônticas, que permite que a boca da criança fique praticamente fechada, a língua presa e o bico da chupeta encosta-se no céu da boca, permitindo que os dentes nasçam corretamente, diferentemente das chupetas convencionais.

A chupeta pode ser utilizada para acalmar o bebê, no entanto, não ofereça sempre, pois pode-se criar um hábito. Além disso, o uso contínuo pode resultar em um aumento de gases, pois com a sucção a criança engole mais ar, o que resulta em um aumento do volume de gases intestinais e maior intensidade de cólicas.

A idade mais recomendada é até um ano e meio no máximo, sendo assim é importante que os pais trabalhem para que a criança deixe a chupeta o quanto antes, pois quanto mais tempo, mais cria-se o hábito e fica difícil de largar.

Considerando as várias fases de crescimento e desenvolvimento, temos três idades limites para a criança largar a chupeta:

1º ano: funcional- para preservar as funções bucais musculares, principalmente a respiração e a mastigação, a chupeta deveria ser retirada assim que nascessem os primeiros dentes. Este é um sinal orgânico inclusive para parar com a amamentação e o início da introdução de uma dieta sólida.
Retirar a chupeta antes de um ano de idade é o ideal para a manutenção da funcionalidade ideal da boca e da face.

2º ano: da forma- para preservar a forma dos arcos dentários o ideal seria retirar da chupeta até os três anos de idade. Nesta fase, mesmo já existindo alguma alteração da forma dos arcos, a plasticidade óssea e da posição dos dentes, permite que eles retornem a posição normal sem maiores danos.

3º ano: da emoção- esta fase é definida pela maturidade emocional da criança e como os familiares reagem perante ao mau hábito.

Retirar a chupeta nunca pode ser acompanhada por um momento de frustração e/ou desconforto físico e emocional.Deve ser feito gradualmente com o apoio da mãe e dos familiares, através de muita conversa. Punições não recomendadas, deve-se sempre mostrar os benefícios, assim cria-se uma vontade na criança de querer largar a chupeta. Uma boa assimilação é "dar a chupeta para o papai noel/coelhinho da páscoa".

A missão é difícil, mas não impossível. Com calma e muita conversa, chega-se lá!

Baby & Co - o Blog do Bebê mais antenado do Brasil!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Palavra Cantada



O Palavra Cantada surgiu em 1994 por Sandra Peres e Paulo Tatit com intuito de produzir músicas infantis modernas, mas que não perdessem a poesia. Atualmente, conta-se com 12 CDs autorais e 4 DVDs, conquistando um enorme público formado tanto por pais como por filhos.

Hoje suas músicas fazem parte do cotidiano de várias escolas distribuídas por todo Brasil, colaborando com a formação dos nossos pequenos brasileiros! A dupla vem sendo um sucesso em todo país, emocionando a todos com suas músicas poéticas, lúdicas, de alta qualidade, com arranjos e melodias surpreendentes!

Destaque no gênero infantil, conquistando há 5 anos o prêmio da categoria, o Palavra Cantada vem estabelecendo um novo conceito relacionado a música infantil. Para nós mães, nada melhor do que oferecer cultura, educação e bom exemplo para nossos filhos... sendo assim, não deixe de ter pelo menos um CD do Palavra Cantada na sua pratileira.

Baby & Co - o Blog do bebê mais antenado do Brasil!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Estrias: melhor prevenir!

Uma das maiores preocupações de beleza da mulher quando ela engravida são as famosas e temidas estrias! As estrias surgem quando a pele estica demais e suas estruturas acabam se rompendo e deixando marcas semelhantes a uma cicatriz.

Na gravidez, a estrias costumam surgir nos seios e na barriga a partir do 6 mês, devido ao crescimento da barriga, ganho de peso e, também, por predisposição genética. No entanto, é possível se prevenir!

Para começar, procure fazer uma alimentação balanceada, evitando o ganho excessivo de peso. Hidrate sempre o corpo, é importante que a pele esteja saudável, pois ela melhora sua elasticidade, melhor ainda são os cremes específicos para prevenção de estrias. Procure usar sutiãs de alças largas e calcinha de cintura alta (aquelas projetadas especialmente para gestantes)

A prevenção é simples, muito mais fácil do que remediar! Os tratamentos são caros, demorados e com resultados questionáveis! Aproveite enquanto há tempo...

Baby & Co - o Blog do bebê mais antenado do Brasil!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dicas de beleza: Samara Felippo


Alguns meses depois de dar à luz, a atriz Samara Felippo está recuperando a boa forma! Mamãe de Alícia, de sete meses, fruto da relação da atriz com o jogador da NBA Leandrinho, revela que está a 3kg de seu peso ideal e conseguiu tudo isso através de hábitos alimentares saudáveis aclopados a atividades físicas disciplinadas. A atriz já perdeu 10kg dos 13kg que adquiriu durante a gravidez, tudo isso com a ajuda de um profissional especializado.

Como dicas de beleza, Samara diz não ser muito fã de cosméticos, mas manter sua pele limpa e macia é fundamental. Ao se maquiar, ressalta a importância de retirar todo produto antes de dormir "Evito usar muita maquiagem. Quando uso, lavo bem o rosto antes de dormir".


Em entrevista, Samara afirma que para começar bem o dia não há nada melhor que ter uma noite bem dormida e acordar vendo o sorriso de sua filha Alicia. Para manter a boa forma, ela procura não comer muitas besteiras, mantem uma alimentação saudável, toma bastante água e procura fazer exercícios regulares. Ao longo da gravidez, Samara engordou 13 kg, mas já perdeu 10kg, atingindo a marca de 62kg com 1,65 metros de altura.

Siga o exemplo da Samara, procure sempre se alimentar corretamente e fazer exercícios físicos, além de uma boa forma, faz bem para saúde!

Confira a entrevista exclusiva no MSN Mulher.

Baby & Co. - o Blog do Bebê mais antenado do Brasil!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Planejamento familiar

Há um bom tempo se discute a respeito da importância de fazer um Planejamento Familiar. O Brasil, como outros países do mundo, sofre muito com o crescimento desordenado da população, nas quais os pais não se preocupam com as condições familiares, sociais e de saúde, gerando crianças sem preparo nenhum.

Quando um filho é gerado nessas condições, é preciso ter calma e pensar em soluções para os problemas. Um filho deve ser concebido numa relação estável, de muito amor, dignidade e ternura. A mulher deve conversar com seu marido sobre suas dúvidas, temores e alegrias para fazer com que ele manifeste seus sentimentos. A gravidez, principalmente a primeira, traz muitos dados novos à vida do casal e cada mudança deve ser discutida e vivida a dois. Dessa forma o relacionamento torna-se mais maduro e profundo.

Assim que a gravidez for confirmada, deve-se procurar a assistência pré-natal. Dessa maneira, problemas de saúde que interfiram na evolução da gravidez, poderão ser evitados. Quando a mulher fizer a primeira consulta ao obstetra, ele fará várias perguntas para ter idéia de seu histórico de saúde e suas condições familiares. Depois, ele pedirá uma série de exames (sangue, urina, fezes) para verificar seu estado geral. Às vezes, o médico pede também exames de seu marido. Aliás, a presença dele é sempre importante nas consultas. A futura mamãe deve escolher um médico no qual ela confie e seu relacionamento com ele é fundamental para que tudo corra bem durante toda a gestação. É preciso que ela se sinta à vontade para esclarecer todas suas dúvidas e discutir qualquer detalhe. O médico, ao mesmo tempo, deve lhe transmitir segurança e tranqüilidade, e ser capaz de perceber e respeitar sua individualidade. Ela não deve se esquecer também, que é a única pessoa que pode responder as perguntas do médico. Caso a gestante estiver acostumada a praticar atividades físicas, deve informar seu médico logo no início da gravidez. Somente ele poderá lhe dizer se estas atividades poderão ou não continuar. Não se deve utilizar de forma alguma qualquer tipo de medicamento sem o consentimento do médico. O uso de medicamentos errados pode pôr em risco a saúde da gestante ou de seu bebê.

É muito importante começar o preparo para a amamentação desde cedo. O leite materno é o alimento mais rico e completo para o bebê, pois contém todos os nutrientes fundamentais a sua saúde. Existem exercícios próprios para preparar os seios. Infelizmente, muitas mães deixam de amamentar ou interrompem a amamentação muito cedo por falta de orientação, motivos de trabalho ou até mesmo, porque acham que não é necessário. As bebidas alcoólicas e o fumo são drogas altamente prejudiciais à gestação. O ideal é a mulher evitá-las tão logo desconfie que está grávida. Parar de fumar e beber não é tão difícil se ela lembrar que essas drogas contêm substâncias nocivas a seu bebê. É muito importante que as pessoas que a rodeiam não fumem ao seu lado, pois estarão prejudicando-a da mesma forma.

Antes mesmo de engravidar, planeje, veja se o momento é apropriado para geração de um filho. Feito isso, procure um médico e se oriente! Pense no futuro de seu filho antes mesmo dele nascer!

Baby & Co - o Blog do bebê mais antenado do Brasil!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Vai e vem das maternidades



Essa semana está repleta de nascimentos de novas celebridades! Primeiro foi a Maria de Ronaldo... depois a glamurette Ava, filha de Natalie Klein e Tuki Duek... e hoje, a filhinha de Thiago Lacerda e Vanessa Lóes, mas os pais preferiram não divulgar o nome da irmãzinha do pequeno Gael, de 3 anos.

Baby & Co - o Blog do bebê mais antenado do Brasil!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mais uma fashionista...



Hoje pela manhã, Ronaldo deixou a maternidade do Hospital Albert Einsten, em São Paulo, carregando sua mais nova herdeira, Maria Alice, no bebê conforto.

Ronaldo, que já é pai de Ronald e Maria Sophia, estava todo orgulhoso! Será que Maria Alice será uma nova mini-fashionista? Tem tudo para ser! Vamos torcer! Rs! A Baby & Co irá presenteá-los!

Baby & Co - o Blog de bebês mais antenado do Brasil!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Fofo ou gordinho?



Quando criança, ser gordinho é algo que se torna "fofo"! Todo mundo acha lindo as dobrinhas, as perninhas grossas... mas muitos pais não se dão conta de quando a obesidade toma forma. O alarme contra a obesidade nunca soa em casa, a família nunca enxerga, chegam a demorar anos para reconhecer o sobrepeso do filho e mudar a educação alimentar da casa, no entanto, o sobrepeso já pode aparecer aos quatros meses de vida e é preciso estar atento!

Dizer para uma criança "não coma isso, coma aquilo" ou "nada de fritura, nada de chocolate" não faz muita diferença, pois ela só gosta porque vê alguém comendo sempre e fez disso um hábito alimentar! Ou seja, é a partir do exemplo que se cria um hábito alimentar saudável para as crianças!

Muitos casos são fáceis de resolver, pois as crianças costumam responder bem ao tratamento, no entanto, em caso mais graves pode-se incluir medicamentos e até cirurgias!

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, das 35.173 crianças avaliadas, entre 6 a 10 meses, 54,6% apresentam alimentação inadequada. Nas mesas, faltam frutas e verduras e sobra frituras e doces! É VOCÊ quem determina se seu filho terá de brigar com a balança ou não! Proponha exercícios físicos e uma alimentação saudável, que certamente o problema será resolvido! E se o problema for hereditário, deve-se tomar mais cuidado ainda!

Não durma no ponto! Fique atento! Ensine desde pequeno hábitos saudáveis ao seu filho!

Baby & Co - o Blog do bebê mais antenado do Brasil!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Vamos falar de moda...

Muito se discute sobre moda... o que é certo ou errado usar, quais cores combinam com o quê, qual ocasião veste o quê... e muitas vezes nos vemos perdida nesse mundo de tantas diversidades. Para uns, é moda isso... para outros, é aquilo... há quem fale que isso é antiquado e outro que responde que é retrô... e por ai vai! Mas mesmo este sendo um mundo com tantas vertentes e tendências, nós sempre nos esforçamos ao máximo para seguir, certo?

Quando crianças, sempre queremos colocar as roupas das nossas irmãs mais velhas e da nossa mãe. Quando adolescentes, já nos sentimos mulher. Quando mulheres, queremos ser crianças de novo. Difícil, não? Tem para todo mundo, para todos os gostos! E hoje vamos falar de moda para bebês... ai que delícia!

Para um bebê, não é difícil ficar bonito, chamar a atenção... afinal de contas, ele é um bebê. Das roupinhas mais simples até as mais "emperequetadas", ele fica lindo do mesmo jeito! Hoje em dia é possível encontrar diversos tipos de peças, desde as mais tradicionais até as mais sofisticadas. E é claro, todas as mães sonham em ver seu filho super na moda! Por isso criamos a Baby & Co, com peças importadas exclusivas!!! Confira!