terça-feira, 16 de março de 2010

Brincadeiras de criança: como é bom!



Por mais que a brincadeira de fazer bagunça seja muito saudável, é preciso estar preparada para impor limites. Tentar deixar a casa arrumada é praticamente impossível quando se tem uma criança por perto. A bagunça é tanta que você chega a achar que o pequeno está fazendo de propósito, mas calma... é super normal, eles apenas estão descobrindo o mundo da forma que podem! É uma junção de curiosidade e desejo de ser independente!

Existem algumas bagunças comuns que nos deixam loucas! Como por exemplo, desenrolar papel higiênico. Elas desenrolam tuuuuuudo e é praticamente impossível enrolar tudo de novo, mas apesar da bagunça, saiba que esses movimentos de empurrar e jogar o rolo ajudam a construir habilidades motoras e a coordenação. Uma dica é comprar um rolo de papel higiênico com uma cor diferente exclusivo para uso de seu pequeno, assim ele pode brincar a vontade! Outra brincadeira que sempre nos dá dor de cabeça é o tal desenhar nas paredes! Dar canetinhas para uma criança é sempre sinônimo de bagunça, mas essa brincadeira sem dúvidas estimula, e muito, a criatividade! Uma dica para contornar esse problema, é dar uma folha de papel bem grande... mas se caso seu pequeno insistir na parede, faça-o ajudar na arrumação, nem que ele fique segurando o paninho, mas é importante que ele sofra as conseqüências de suas ações!

E a brincadeira com a comida? Toda refeição é a mesma história: comida pra tudo quanto é lado! Toda criança adora explorar as texturas, cores e sabores da comida, além de serem movidas pela curiosidades das causas e efeitos, assim, não tem saída, o único jeito é colocar um tapete lavável embaixo do cadeirão, assim você não terá que ficar limpando toda comida derrubada.

É... ser mãe não é fácil! Mas não podemos nos desesperar, pois sempre há uma maneira de controlarmos a situação! Tudo isso é normal, precisamos apenas impor os limites...

Nenhum comentário:

Postar um comentário