terça-feira, 30 de março de 2010

E agora, qual o nome?



Primeira dúvida: estou ou não estou grávida? Confirmado! Segunda: qual o sexo? Menina! Menino! E a pior de todas: qual o nome do meu pequeno? E ai volta tia, mãe, sogra, vó, prima, vizinha... todas dando palpite! Sem contar que sempre o pai quer um e a mãe quer outro... o que acaba gerando, algumas vezes, os nomes compostos!

Seja a escolha da mãe ou a escolha do pai... o nome é sempre muito importante! Esse é um desafio muito grande que deve ser resolvido com muita cautela e pode levar bastante tempo, pois o nome descreve a personalidade do indivíduo, possui um significado, gera uma história e pode causar até estereótipos! É sempre bom ter mais do que uma opção... tradicional, moderno ou criativo, mas calma lá com o criativo hein... procure sempre pensar em como essa criança será vista no futuro, por isso é sempre colocar-se no lugar da criança e questionar "eu iria gostar de ter esse nome?". E ai, na hora que a criança nascer... é olhar para ela e ver qual nome se parece mais com ela! Não tem erro!

Quando a dúvida é tamanha, procure anotar todos os nomes preferidos em um papel, procure o significado de cada um, peça opinião de seus familiares, lembre-se que as homenagens devem ser sempre muito bem pensadas, nomes em outro idioma também (considerando a grafia e a pronúncia), nomes compostos não são muito bem aceitos mais pelas crianças, originalidade sim, mas com bom senso; nomes muito compridos carregam outra questão, o apelido é bacana?; não duplique letras e não o torne mais complicado (por exemplo, substituindo "i" por "y"). Outra dica é comprar um livro sobre nomes! Ajuda bastante!

Para você que não quer que seu filho tenha mil amiguinhos com o mesmo nome, fique atenta! O que mais nasce no Brasil são "Júlias" e "Gabriéis", seguidos de Emilys, Ana Clara e Yasmin, e Gustavo, Lucas e Mateus!

Baby & Co. - o Blog do Bebê mais antenado do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário