quarta-feira, 24 de março de 2010

Entendendo o choro...


Uma das coisas mais difíceis, ainda mais para as mamães de primeira viagem, é entender o choro do bebê. Muitas vezes fazemos de tudo para tentar entendê-lo, mas parece que nada adianta. Algumas mamães acabam nem aguentando e choram junto, como relata a minha mãe quando ela teve seu primeiro filho. Bate um desespero né?! Mas encontramos algumas dicas para facilitar essa luta para compreender o que seu pequenino está querendo dizer... mas não que seja uma regra ok? Os bebês agem de formas diferentes um do outro!

A maioria das vezes, choro significa FOME! O choro é praticamente um apelo, você pega no colo, tenta acalmá-lo, mas de nada adianta!!! Coloque-o para mamar e pronto, resolvido! Em outros momentos, parece que seu pequeno virou uma fera, ele grita, berra... com um som bem agudo... isso pode significar DOR e ai não tem outro jeito, já pro pediatra! Agora, se o choro for fraquinho, meio irritadinho... pode ser SUJEIRA ou ele está desconfortável, troque-o imediatamente! Se aquele choro agudo da dor vier sempre nos mesmo horários, se ele se estica todo, faz carinha de dor e treme o queixo, cuidado, pode ser CÓLICA... e ai, muito carinho e chamego pode resolver, coloque um paninho quente em sua barriga, faça abdominais e converse calmamente com ele... aos pouquinhos ele vai se acalmando e o choro cessa.

Se por acaso aquele chorinho da sujeira não ser sujeira... pode ser FRIO ou CALOR, certifique-se de que ele está vestindo a roupa adequada! Um chorinho manhoso... ao final do dia... pode ser que ele esteja IRRITADO, pegue-o no colo, brinque um pouquinho ou tente-o fazer dormir. Agora quando a criança está muito agitada e mesmo assim chora, é SONO.

Tá vendo? Não é tão difícil assim... basta ter um pouco de calma e com jeitinho ele fica calminho!

Baby & Co - o blog de bebê mais antenado do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário