segunda-feira, 12 de abril de 2010

Planejamento familiar

Há um bom tempo se discute a respeito da importância de fazer um Planejamento Familiar. O Brasil, como outros países do mundo, sofre muito com o crescimento desordenado da população, nas quais os pais não se preocupam com as condições familiares, sociais e de saúde, gerando crianças sem preparo nenhum.

Quando um filho é gerado nessas condições, é preciso ter calma e pensar em soluções para os problemas. Um filho deve ser concebido numa relação estável, de muito amor, dignidade e ternura. A mulher deve conversar com seu marido sobre suas dúvidas, temores e alegrias para fazer com que ele manifeste seus sentimentos. A gravidez, principalmente a primeira, traz muitos dados novos à vida do casal e cada mudança deve ser discutida e vivida a dois. Dessa forma o relacionamento torna-se mais maduro e profundo.

Assim que a gravidez for confirmada, deve-se procurar a assistência pré-natal. Dessa maneira, problemas de saúde que interfiram na evolução da gravidez, poderão ser evitados. Quando a mulher fizer a primeira consulta ao obstetra, ele fará várias perguntas para ter idéia de seu histórico de saúde e suas condições familiares. Depois, ele pedirá uma série de exames (sangue, urina, fezes) para verificar seu estado geral. Às vezes, o médico pede também exames de seu marido. Aliás, a presença dele é sempre importante nas consultas. A futura mamãe deve escolher um médico no qual ela confie e seu relacionamento com ele é fundamental para que tudo corra bem durante toda a gestação. É preciso que ela se sinta à vontade para esclarecer todas suas dúvidas e discutir qualquer detalhe. O médico, ao mesmo tempo, deve lhe transmitir segurança e tranqüilidade, e ser capaz de perceber e respeitar sua individualidade. Ela não deve se esquecer também, que é a única pessoa que pode responder as perguntas do médico. Caso a gestante estiver acostumada a praticar atividades físicas, deve informar seu médico logo no início da gravidez. Somente ele poderá lhe dizer se estas atividades poderão ou não continuar. Não se deve utilizar de forma alguma qualquer tipo de medicamento sem o consentimento do médico. O uso de medicamentos errados pode pôr em risco a saúde da gestante ou de seu bebê.

É muito importante começar o preparo para a amamentação desde cedo. O leite materno é o alimento mais rico e completo para o bebê, pois contém todos os nutrientes fundamentais a sua saúde. Existem exercícios próprios para preparar os seios. Infelizmente, muitas mães deixam de amamentar ou interrompem a amamentação muito cedo por falta de orientação, motivos de trabalho ou até mesmo, porque acham que não é necessário. As bebidas alcoólicas e o fumo são drogas altamente prejudiciais à gestação. O ideal é a mulher evitá-las tão logo desconfie que está grávida. Parar de fumar e beber não é tão difícil se ela lembrar que essas drogas contêm substâncias nocivas a seu bebê. É muito importante que as pessoas que a rodeiam não fumem ao seu lado, pois estarão prejudicando-a da mesma forma.

Antes mesmo de engravidar, planeje, veja se o momento é apropriado para geração de um filho. Feito isso, procure um médico e se oriente! Pense no futuro de seu filho antes mesmo dele nascer!

Baby & Co - o Blog do bebê mais antenado do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário