segunda-feira, 26 de abril de 2010

Se sujar faz bem!



A maioria das mães de primeira viagem ficam enlouquecidas quando a criança tira o sapato, come pedra, pega areia na mão... e quando ficam sujas então, vixe, é motivo para desespero. Mas calma, reações assim são até compreensíveis, pois a mãe de primeira viagem geralmente é mais cautelosa, insegura... o que vai passando com o tempo. Preocupação é sempre bom, mas em excesso pode se tornar perigoso para o futuro desse pequeno!

Além das sujeiras físicas, existem aquelas bem pequenininhas: as bactérias! Algumas mães são neuróticas, dão banho a cada 5 minutos em seus filhos, higienizam tudo... mas mal sabem elas que existe uma bactéria que vive constantemente em nossa pele que pode impedir que a inflamação após um ferimento seja muito grande! É isso mesmo, pode parecer loucura, mas foi o que os pesquisadores da School of Medicine da University of California descobriu.

Muito bem, higiene é essencial, mas em excesso pode se tornar prejudicial, uma vez que produtos de limpeza eliminam bactérias como essa. Ou seja, o excesso de limpeza pode acabar com esses organismos na pele das crianças, podendo fazer que um simples ferimento inflame mais do que se essas bactérias tivessem atuado. Não que um banho faça mal, mas muitos banhos em um mesmo dia pode ser desaconselhável, principalmente com o uso da esponja!

Esse estudo embasa a "hipótese da higiene" que relata a importância do contato com germes na primeira infância para que as crianças fortaleçam seu corpo contra alergias.


Por isso, papais e mamães (principalmente os de primeira viagem) não fiquem tão preocupados quando a criança engatinha no chão que não está tão bem limpinho ou quando, sem querer, a criança coloca a mão suja de areia na boca na hora que está brincando na praia, como diz minha mãe, "são anticorpos"! Rs!

Baby & Co. - o Blog do Bebê mais antenado do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário